![Ações da Nvidia despencam após divulgação de avanços da DeepSeek](https://jpimg.com.br/uploads/2025/01/6dcc3c4d7bacbb67c8278615324eae1967cdd5b5-750x472.jpg)
Ações da Nvidia despencam após divulgação de avanços da DeepSeek
27/01/2025![Trump elogia evolução da DeepSeek e alerta para indústria de IA nos EUA](https://jpimg.com.br/uploads/2025/01/92b166caede8996f8825821298c24bd3e3978a4c-678x500.jpg)
Trump elogia evolução da DeepSeek e alerta para indústria de IA nos EUA
27/01/2025![](https://jpimg.com.br/uploads/2024/02/ricardo-lewandowski-750x450.png)
O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, manifestou apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) voltada para a Segurança Pública, que será discutida e votada no Congresso Nacional. “Propus ao senhor Presidente da República [Luiz Inácio Lula da Silva] que nós oferecêssemos ao Congresso Nacional uma PEC que chamasse para o colo do governo federal uma responsabilidade que constitucionalmente ele não tinha originalmente. Porque o modelo que nós temos hoje, de fazer com que a responsabilidade recaia totalmente sobre os ombros dos governadores – que comandam as suas polícias civis e militares – e também aos prefeitos – que têm as suas guardas municipais – é insuficiente”, pontuou.
A proposta tem como objetivo reunir diferentes esferas de governo na luta contra a violência e a insegurança, respeitando a autonomia de estados e municípios. Lewandowski sugeriu que a responsabilidade pela segurança pública, atualmente atribuída a governadores e prefeitos, seja compartilhada com o governo federal. Ele ressaltou a importância de estabelecer diretrizes gerais da União para a gestão das polícias, sem comprometer a autonomia das administrações locais.
Em um evento realizado em São Paulo, o ministro descreveu a situação da segurança pública no Brasil como um “cenário desolador”, afirmando que a realidade atual é insustentável. Ele alertou que simplesmente alocar recursos financeiros não resolverá o problema, sendo necessária uma “concertação nacional” para unir esforços no combate à criminalidade, com ênfase na luta contra organizações criminosas.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira
Fonte: Jovem Pan Read More