REFLEXÃO É A PALAVRA

 Nosso país passa por uma grande transformação ética e comportamental , assistimos diariamente pela mídia televisiva, escrita e falada, a prisão de diversos políticos e empresários, envolvidos em corrupção, várias sentenças prolatadas, muita gente presa, o Brasil está sendo passado a limpo, a hora é de reflexão, a sociedade precisa estar consciente e unida  para combater assuntos de maior gravidade, tais como a segurança, fome, educação e saúde , que são fortemente abalados pela corrupção, sem falarmos no desemprego que vem assolando esse país.

Bancamos uma copa do mundo recentemente, construímos vários estádios de futebol , gastando absurdo de dinheiro, será que valeu a pena? Quantas escolas, quantos hospitais poderiam ter sido construídos?

Algumas pessoas pertencentes a camadas sociais mais elevadas, sempre alegam que esta competência é do governo, sendo assim, alguns procuram não se envolver em tais assuntos. Lembre-se que a Constituição da França somente aconteceu, porque houve o envolvimento de todos.

O Brasil precisa urgentemente desta união para combater os graves problemas nacionais, precisamos ser “os mosqueteiros do Rei”, ou seja, “todos por um, um por todos”.

A luz vermelha foi acesa por essa grave pandemia, não dá mais para vivermos pensando somente  na exclusividade, em nosso mundinho. Podemos viver bem, porém sem exageros.

Recentemente li uma nota em um jornal do Estado que me levou a grande reflexão: uma loja estabelecida em um bairro nobre de Vitória informava que certa calça comprida feminina de marca, poderia ser encontrada por um preço muito melhor do que em São Paulo, ou seja, por R$2.950,00(dois mil e novecentos e cinqüenta reais). Outra mencionava que fulano de tal tinha servido um vinho em sua casa que custava R$2.700,00(dois mil e setecentos reais) a garrafa. Claro que compreendo que vivemos em um país capitalista, cada cidadão gasta seu dinheiro como quiser .

Vamos aproveitar este momento mágico de união nacional, e nos conscientizarmos que é possível criar uma sinergia de integração  em todo o território brasileiro, na tentativa de melhorar a nossa qualidade de vida.

Não dá mais para viver de ostentação e status, vamos acordar em quanto é tempo.        

 Ângelo José D’Ambrosio Mestre na área internacional, Professor de Direito e Economia .

Angelo José D'Ambrosio

Mestre em Gestão Econômica Empresarial pela Fundação Getulio Vargas – FGV –RJ. Pós-graduado em Administração de Empresas pelo CEPG – Centro de Especialização e pós-graduação do Centro Superior de Vila Velha. Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Superior de Vila Velha. Graduado em Direito pelo Centro Superior de Vila Velha . Profissional liberal atuando na área do Direito Internacional, com 33 anos de experiência em cargos executivos de empresas nacionais (RJ, ES e BH), com foco em finanças e Comércio Exterior. Consultor de empresas com ênfase em Direito Internacional planejamento estratégico, construção de cenários, Marketing Internacional e gestão empresarial, no segmento de comércio exterior . Prof. Universitário nas cadeiras de Direito Internacional e Economia Internacional .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *